sábado, 26 de fevereiro de 2011

PENSAMENTO DO DIA: PRISÕES BRASILEIRAS

Falem o que quiserem, mas, as cadeias da época da ditadura militar eram muito boas.
Existem comprovações irrefutáveis que, elas sim, recuperavam presos e deveriam servir de exemplo para o mundo.
Nenhum país e nenhum modelo prisional conseguiu reabilitação igual.
Orgulho brasileiro!

ENTRARAM:
- GUERRILHEIROS, TORTURADORES, FRAUDADORES, LADRÕES, ASSASSINOS E
SEQUESTRADORES.

E SAÍRAM:
- GOVERNADORES, MINISTROS, PREFEITOS, DEPUTADOS, SENADORES, VEREADORES
e UM PRESIDENTE, ou melhor: DOIS!

autor: desconhecido

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

ESPIRITUALIDADE: O Espiritismo é uma religiaõ ?

O Espiritismo pode ser considerado uma religião, não na forma das demais religiões que utilizam rituais, templos, etc., mas como uma religião interior, um sentimento que leva à submissão ao Poder Supremo extraterreno: Deus e seus "Delegados" (Emmanuel). O templo do Espiritismo é interno; seu ensino é racional e analisável; seus ritos são a prática do bem e a conduta correta. Não prega a moral autoritária (imposta); manda sim, nos conduzirmos de acordo com os princípios éticos do Evangelho.
Entende-se por Moral o sistema de princípios e regras que tem por objetivo orientar o uso da liberdade pessoal por meio da distinção entre o bem e o mal, de modo que não dê origem a pertubações que venham a ser causa desofrimentos futuros. Trata, portanto, do relacionamento da pessoa consigo mesma e dela com os semlhantes, ensinando a evitar conflitos internos (consigo mesmo) e externos (com os outros). ... Código de conduta individual (Evolução para o Terceiro Milênio - Rizzini, Carlos Toledo).
A conduta moral do homem, sem levar em conta o interesse pessoal, se baseia em fazer juízo sobre o bem e o mal, colocando o ser humano acima de tudo quanto existe e considerando que a finalidade da vida e desenvolver a razão e o amor ao homem. Conforme a Doutrina Espírita, é a regra para bem condizir-se, também com base na distinção entre o bem e o mal e objetivando o bem de todos ...
Quando uma pessoa faz um julgamento de outra pessoa, criticando seus atos, sem comportamento, seus defeitos, enfim,ele não faz mais do que julgar o que ele também é, pois, segundo André Luiz, cada um vê nos outros aquilo que traz em si mesmo!
(extraído do livro Caminhos de Luz Divina / João Sá ) 

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

JUSTIÇA E CIDADÂNIA: Qualificação de Terceirizadas no Setor Público

.
O contrato terceirizado promovido pela administração pública, norteou nos últimas décadas a decisão dos gestores em sua aplicabilidade no intuito de aumentar a eficiência do serviço público, com redução de custos. Todavia, as normas que regem o serviço público, principalmente a Lei de Licitações, promove uma verdadeira limitação na qualificação técnica, gerando uma rotatividade grande de processos licitatórios motivados por duas questões basilares: a primeira é o pregão eletrônico, que permite que norte e sul, separado por mais de 10 mil quilômetros de distância, sejam unidos pelo advento deste recurso, desonerando as empresas envolvidas neste modelo de licitação. Mas a distância que favorece no preço, não favorece na identidade do suposto vencedor. É exatamente aí que reside o problema. As empresas são contratadas sem critérios qualitativos e sim por preços que beiram a inexecução contratual. Facilmente de se perceber quando verifica-se um mesmo serviço sendo licitado, ás vezes, mais de uma vez por ano. A segunda é exatamente os critérios de qualificação técnica, que seguindo os preceitos legais, isso só é feito depois de definido o preço. Ou seja o critério preço em primeiro lugar. Qualificação depois. Além dos critérios ainda serem muito pequenos, apenas delimitando tão somente comprovação técnica, nada há de referência ao desempenho dos recursos humanos e econômicos dos proponentes. Isso leva ainda a uma estagnação do desenvolvimento profissional dentro das empresas que se limitam pelo fato de serem terceirizados, oriundos de um processo licitatório cujo agente determinante é o preço, posto que as empresas contratadas se preocupam apenas com as questões contratuais, apenas treinando seus colaboradores para a execução do serviço e pronto. Um bom exemplo de eficiência nas contratações atuais são os critérios adotados pela Petrobras, que pontuam as empresas em todas as suas provas técnicas, econômicas e de personalidade jurídica, inclusive de seus gestores, até atingir uma pontuação mínima exigida para participar de suas tomadas de preços. Ou seja, nada acontece se as empresas não forem qualificadas primeiro. Isso diminui a variação de preços, dada a qualificação quase que linear dos contratados, tornando o objeto do contrato executável e com a certeza de uma contratação dentro do nível de excelência pretendido.

sábado, 19 de fevereiro de 2011

PRIMEIRO PASSO

Há muito imaginava escrever e sempre esbarrava na incerteza da produção. Creio que tornar a leitura interessante é muito difícil. Mas resolvi me aventurar neste universo criando este Blogg. Meu interesse maior é compartilhar idéias, pensamentos, reflexões e cotidiano, tentando aqui transmitir, talvez, uma das coisas mas difíceis que existe: o ato de fazer o bem. Tenho trilhado um caminho que colocou meu pé no estribo desta vida: o espiritismo. A cada dia que passa procuro evoluir e adquirir conhecimento, sempre voltado a promoção da caridade, da fraternidade e da indulgência. Não é fácil a pratica do bem. Não é nada fácil. Parece que existe uma conspiração quando decidimos enveredar por este caminho. Mas como digo as pessoas que me cercam, sou um homem de fé. Acredito no que faço, persevero com muita justiça e dignidade. Aliás muito devo também a minha formação de vida. Tudo começa no berço familiar. Meu Pai era muito conservador, já desencarnou, mas deixou-me uma herança educacional e moral que certamente graduou minha dignidade. Minha Mãe, muito viva, é uma Senhora extraordinária, de força invejável e um desprendimento material imensurável. Sou o caçula de cinco irmãos, todos diferentes como os dedos da mão. Assim cresci com diferenças e respeito. Assim me tornei Pai de três lindas filhas e ainda querendo mais. Acreditem! Com minha Amada Manuela tenho o privilégio de compartilhar meus momentos. São estas pessoas, MINHA FAMÍLIA, que muito amo, que dedico este meu primeiro passo. A jornada será longa, tenho certeza, mas será de muita luz. Que a PAZ esteja com todos. Assim seja !