terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

ESPIRITUALIDADE: O Espiritismo é uma religiaõ ?

O Espiritismo pode ser considerado uma religião, não na forma das demais religiões que utilizam rituais, templos, etc., mas como uma religião interior, um sentimento que leva à submissão ao Poder Supremo extraterreno: Deus e seus "Delegados" (Emmanuel). O templo do Espiritismo é interno; seu ensino é racional e analisável; seus ritos são a prática do bem e a conduta correta. Não prega a moral autoritária (imposta); manda sim, nos conduzirmos de acordo com os princípios éticos do Evangelho.
Entende-se por Moral o sistema de princípios e regras que tem por objetivo orientar o uso da liberdade pessoal por meio da distinção entre o bem e o mal, de modo que não dê origem a pertubações que venham a ser causa desofrimentos futuros. Trata, portanto, do relacionamento da pessoa consigo mesma e dela com os semlhantes, ensinando a evitar conflitos internos (consigo mesmo) e externos (com os outros). ... Código de conduta individual (Evolução para o Terceiro Milênio - Rizzini, Carlos Toledo).
A conduta moral do homem, sem levar em conta o interesse pessoal, se baseia em fazer juízo sobre o bem e o mal, colocando o ser humano acima de tudo quanto existe e considerando que a finalidade da vida e desenvolver a razão e o amor ao homem. Conforme a Doutrina Espírita, é a regra para bem condizir-se, também com base na distinção entre o bem e o mal e objetivando o bem de todos ...
Quando uma pessoa faz um julgamento de outra pessoa, criticando seus atos, sem comportamento, seus defeitos, enfim,ele não faz mais do que julgar o que ele também é, pois, segundo André Luiz, cada um vê nos outros aquilo que traz em si mesmo!
(extraído do livro Caminhos de Luz Divina / João Sá ) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário