segunda-feira, 9 de abril de 2012

A Respeito da Pascoa

Passei o final de semana com minha Família. Agrádavel, boa mesa, bom convívio. Em meio a ovos de pascoa e chocolates, questionei a minhas filhas, sobrinhas e sobrinhos e outras pessoas que tive oportunidade de indagar: o que é a Pascoa. Ouvi de tudo um pouco... "é resureição de Cristo", "é dia de paz, amor e fraternidade", ... e logo ao amanhecer no notciário da manhã que retratou uma missa na Catedral Basílica as pessoas também falavam muito em paz e "vitória".

Mas nenhum depoimento me tocou, ou alertou os meus sentidos. Me pus a refletir, porque tudo que ouvi parecia apenas que dizia respeito ao que estava ao meu redor e não a mim mesmo como parte de tudo.

O que será a ressureição, senão o ressurgimento, o renascer ! É bem certo de que um Homem acima de todos nós, que se doou para humanidade, que deu sua vida para nos ensinar o Amor.

Como Administrador poderia facilmente dizer que nada ressurge, ou se reconstroe, se não houver a distruição de outra. A distruição aqui falando é o repensamento, é o apagar do velho para dar espaço ao novo. É apagar a escuridão para dar espaço a luz. Falo da construção do pensamento.

E o interessante de tudo isso é que olhamos a tudo isso como se fosse tudo inerente a humanidade, mas não a nós mesmos. Tudo fora, nada interior.

Quero aqui dizer que também temos que renascer, todos os dias se necessário for. Temos que superar nossos vícios, orgulho, vaidades, egocentrismos e ressurgirmos melhores a cada dia.

Viver é uma oportunidade concedida por Deus para aqui, agora, podermos ser melhores. Não precisamos esperar tantas vidas para determinarmos nosso grau de evolução. Temos que agir para darmos melhor continuidade a vida.

Temos que ressucitar hoje ! Temos que ressucitar o sentimento puro de uma criança que perdemos ao longo de nosso caminho. Temos que ressucitar a nossa fé na humanidade. Temos que ressucitar nossas famílias, hoje tão desprendidas. Temos que ressucitar os melhores sentimentos, tão abalados e céticos pelas notícias que nos chegam todos os dias. Temos que ressucitar nossa moral e acreditar em valores mais humanos, civilizados. Temos enfim que ressucitar nosso coração, parado, cujo movimento foi subtraído pela falta de reflexão ou pelo grande consumismo que nos alcança todos os dias.

A Pascoa, ou a lembrança de Ressureição tão pertinente nestes dias, ao menos, deveria servir para nossa reflexão pessoal. Vamos ressucitar sim, o amor , a paz, a fraternidade, mas começe por voce !

Nada foi em vão ! O Amor e o Perdão que Ele nos ensinou são os grandes agentes de transformação. É o maior de todos os milagres.

Transforme-se! Ressucite ! É o momento ideal para refletirmos as velhas e as novas atitudes.

Só pra lembrar... todos os símbolos da Pascoa (ovos, coelho, pão, vinho, etc) nos remtem a VIDA e a vitória que alguns tentaram lembrar nestes dias é a vitória, em essencia, do amor, exemplo da própria existência de Jesus!

Feliz Pascoa todos os dias !

Nenhum comentário:

Postar um comentário