segunda-feira, 14 de março de 2011

ESPIRITUALIDADE: O egoísmo


No Wikipédia encontramos a seguinte definição da palavra: Egoísmo (ego + ísmo) é o hábito ou a atitude de uma pessoa colocar seus interesses, opiniões, desejos, necessidades em primeiro lugar, em detrimento (ou não) do ambiente e das demais pessoas com que se relaciona.
Mas podemos ir além desta definição e dizer que o egoísmo é sem sombra de dúvida a grande chaga da humanidade, é o filho do orgulho, é o sentimento gerador de muitos males, é uma prova de secura no coração, é o impedimento ao progresso moral, é uma projeção da ingratidão.
Existem controvérsias se é um vício adquirido ou é inerente ao ser humano. Mas fato é que temos que combatê-la todos os dias de nossa vida. Com muita coragem acima de tudo pois antes de mais nada, é um sentimento que encontra-se entranhado em nossas víceras, está dentro de nós. É uma batalha que começa sempre em nosso interior, exige dedicação, policiamento, aprendizado. É perceptível a necessidade de combate a deste mal quando percebemos que nossa vida material já enfraquecera nossa vida moral. Daí a necessidade de uma verdadeira guerra consigo mesmo. Nossa evolução espiritual passa necessariamente pelo maior de todos os aprendizados: a caridade. Aí voltamos a Wikipédia novamente para traduzí-la: Caridade é um sentimento ou uma ação altruísta de ajudar o próximo sem buscar qualquer tipo de recompensa. É tão simples de expressar, mas tão difícil de se conceber, de se dar forma, ainda que embrionária, dentro deste nosso mundo material. Preferencialmente, ao pé do dicionário, muitos preferem a definição de Aurelio Buarque de Holanda: Caridade - O amor que move a vontade à busca efetiva do bem de outrem. Mas, para simplificar, em uma receita, tipo médica, sem tempo de escrever, diria que é o amor incondicional. Pratique, combata esta chaga chamada egoísmo, vacine seus filhos, ensinando-os a caridade e viva com muito em amor em seu coração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário