sexta-feira, 18 de março de 2011

MINHA BAHIA: Av. Paralela com BRT ou VLT ???


O trânsito caótico de Salvador tem chegado a níveis extremos. Para se ter uma idéia no intervalo de 07:30hs às 08:00hs quem sai do Alphaville ou imediações, até a Av. Tancredo Neves, percurso de aproximados 10 km, não demora menos que uma hora. Isso com engarrafamento apenas provocado pelo grande fluxo de veículos, sem acidente. Quando ocorre algum acidente é o caos total. O mesmo percurso ganha um adciional de tempo de 50%, ou seja, meia hora a mais.
Até o dia 31 de março Salvador deverá apresentar a FIFA seu projeto do sitema viário para Copa do Mundo, resta saber qual sistema será adotado. BRT (Bus Rapit Transit) ou VLT (Veículo Leve sobre Trilhos). Ou melhor, corredores de ônibus ou Metrô de Superfície ?
O que as dignas autoridades não estão percebendo, ou não querem perceber, é como está deteriorada a mobilidade urbana de Salvador. Pensar em fazer BRT é querer realizar um projeto que vai nascer ultrapassado, morto. Não vai corrigir o problema de trânsito da cidade.
A falta de conforto, de respeito, de dignidade, para com os usuários de ônibus coletivo é que motivam as pessoas a adquirirem carros para se deslocarem ao seu trabalho ou outras atividades pessoais. Continuar a pensar em sistema ultrapassado não irá corrigir o caótico trânsito da cidade. Conforto, velocidade, estações limpas, cumprimento de horários, monitoramento, isso sim, fará a diferença e permitirá que as pessoas deixem seus carros na garagem e se desloquem com dignidade ao seu trabalho. Será isso de ônibus? Será que o projeto do BRT corrige a grande defasagem do sitema viário de Salvador? Será que acreditam realmente que o projeto do BRT vai transformar Salvador em uma capital como Curitiba ? Lógico que não! BRT apenas atende ao corporativismo das empresas de ônibus de Salvador e tem, obviamente uma velocidade de implantação muito mais ágil que o VLT. Todavia não prospecta Salvador para o futuro e não vai tirar os carros da rua, além é claro, de deixar a cidade feia, forrada de asfalto, concreto e fumaça. Paisagisticamente e ambientalmente o BRT também é um fiasco. Fiquem atentos com a "inteligência" política soteropolitana e saibam que já temos R$ 567,7 milhões para isso, basta ver no site www.portaltransparencia.gov.br .

2 comentários:

  1. TOMARA MERMO...
    Tem que passar logo uns viadutos de fora a fora!!!

    ResponderExcluir
  2. Que bom será utilizar dos nos nossos impostos por um transporte digno como VLT, sem falar que a nossa cidade fica futurista.

    Chega de viver do passado, pra frente Brasil, Salvador...

    ResponderExcluir